Buscar
  • Jamile Dertkigil

Sexta feira 13 ou efeito placebo?

Atualizado: 11 de Mai de 2019


Tudo começou com uma longa série de filmes de terror dos Estados Unidos criada pelo diretor Sean S. Cunninghan .....

- Não, não, não  

Na numerologia o número 12 é considerado completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos ...... Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. Também a sexta-feira foi o dia da crucificação de Jesus.

- Ah !Então é isso!

...

A superstição foi relatada em diversas culturas datadas antes de Cristo.

- Ah! Bom. Se foi antes de Cristo, então ninguém sabe ao certo!

O número 13 tem sido mal interpretado desde há muito tempo. Em algumas culturas ele pode ter sido considerado número de sorte.

- Agora sim, uma notícia boa!!

Não há nenhuma evidência de que o 13 tenha sido considerado um número de azar pelas culturas antigas. Pelo contrário, muitos povos o consideravam um número sagrado.Para os egípcios, a vida era composta por 12 diferentes estágios para que o ser humano alcançasse o 13º estágio, que era a vida eterna.

Dessa forma, o número 13 foi assimilado com a morte, mas não com uma conotação negativa, e sim como uma gloriosa transformação. Essa ligação com a morte permaneceu e foi distorcida por outras culturas que nutriam o medo. 

O calendário antigo representava o calendário lunar, possuindo 13 meses de 28 dias. Mas este número foi completamente renegado pelos sacerdotes das primeiras religiões patriarcais por representar o feminino nas culturas pré-históricas, já que refletia o ciclo menstrual das mulheres. Foi, então, alterado pelo Papa Gregório XIII para 12 meses, evitando que se continuasse cultuando a mulher como sagrada. 

Motivos não faltam para considerar a sexta feira 13 um dia de azar! Ou de sorte!

Será que é só uma questão de ponto de vista ou efeito placebo?

Não importa.

A questão é que sempre teremos nossa história, experiência, medos, dores e amores misturados neste caldeirão. Somos resultados de nós mesmos. Então no que acreditar? Qual o melhor caminho, a melhor decisão?

Não tem!

Tem o que você quer. Tem onde quer chegar. Tem escolhas.

 Mas você sabe onde quer chegar??!!

📷

0 visualização
Jamile Dertkigil - coach
  • Facebook
  • Instagram

      11 99105 2054

CONTATO

desenvolvido pelo studiocoruja.com

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem