Buscar
  • Jamile Dertkigil

Habilidades, não diplomas

Atualizado: 11 de Mai de 2019


Escolher uma profissão para o resto da vida aos 17/18 anos? Faz sentido?

Estamos vivendo em uma era de muita transição e disrupção em todas as áreas.

A educação é uma das áreas que tenta resistir às mudanças. Cada parte envolvida neste processo de formação do adolescente, é responsável em menor ou maior grau, pelo futuro desta pessoa.

Ficamos muito felizes (lê-se aliviados) quando nossos filhos, “descobrem” o querem ser por si só! Mas de modo geral, não tem sido assim.

A descoberta se dá na tentativa e erro, assim como tantas outras coisas na adolescência.

“A expectativa de  ir para a universidade e sair aos 22 anos com um diploma em uma área e uma expertise que você irá aplicar pelo resto da sua vida na sua carreira, já se foi”, disse Ric Edelman fundador da consultoria financeira Edelman Financial Services, em uma live no Facebook do Business Insider.

“Ao contrário, a educação não é mais sobre um diploma universitário, é sobre aprendizado durante a vida”. Ele defende a ideia de fazer vários cursos durante a vida e assim não ficar preso a um diploma, onde a Faculdade irá dar ao aluno, toda noção que precisa para se tornar um ótimo profissional!

Então, talvez se possa pensar que a Faculdade não é mais a grande saída para uma carreira brilhante! Mas não vamos esquecer que estamos vivendo a transição. Ainda nos sentimos atravessando a ponte para chegar em terras "seguras". Muito aprendizado vem por aí.

É necessário que estejamos abertos e com bom senso afiado.

E o que dizer das Faculdades de grife, aquelas que a maioria dos selecionadores gosta na hora de escolher um CV. Esse modelo, também está sendo colocado em cheque.

Para Jeff Weiner, CEO do Linked In, tal prática não faz o menor sentido. Durante uma palestra na ASU GSV Summit, o executivo defendeu o que acredita ser importante analisar na hora de contratar alguém. Segundo ele, o LinkedIn quer alguém com paixão pelo que faz, ética, perseverança, lealdade e mentalidade de crescimento (o "Growth Mindset" sobre o qual tem se falado tanto no mundo corporativo). "Estas são qualidades que você não vê necessariamente em um diploma", defende Weiner. "Há habilidades que tendem a ser completamente negligenciadas quando as pessoas estão examinando currículos ou perfis do LinkedIn. E, no entanto, cada vez mais, achamos que esses são os tipos de pessoas que fazem a diferença dentro da nossa organização."

"Cada vez mais eu ouço esse mantra: habilidades, não diplomas. Não são habilidades que dispensam diplomas. Trata-se apenas de expandir nossa perspectiva para ir além dos diplomas. Nós nos orgulhávamos de no recrutamento ter uma lista incrivelmente curta de universidades, e muitas empresas do Vale do Silício costumavam fazer o mesmo", disse Weiner. "Certamente não estamos sozinhos. Recentemente, demos uma olhada nos perfis do Linked In e constatamos que, entre os trabalhadores do setor de tecnologia dentro do Vale, apenas 5% deles tiveram formações não tradicionais".

“Nos últimos anos, no entanto, empresas têm percebido que existe muito talento escondido — e que muitas pessoas inteligentes e apaixonadas estão desprezando o ensino superior tradicional. Estamos tentando nos afastar dessa ideia de que todos na equipe de engenharia, e todos no geral, devem  vir de uma escola específica ou ter  um  diploma", disse Weiner.

"Sim, diplomas de [ciência da computação] de escolas específicas podem te levar a encontrar um talento incrível. Mas há tanto talento para ser encontrado se as pessoas estiverem abertas a buscá-los em lugares diferentes."

Aproveitemos para refletir sobre o futuro dos nossos trabalhos, afinal nós também teremos que rever em que bases estamos trabalhando e servindo ao novo mundo!

O que você que já tem diploma, está estabelecido em alguma área e tem um filho adolescente, está fazendo de diferente daquilo que te foi ensinado?

Onde seu filho vai se espelhar?


Boa semana

4 visualizações1 comentário
Jamile Dertkigil - coach
  • Facebook
  • Instagram

      11 99105 2054

CONTATO

desenvolvido pelo studiocoruja.com

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem