Acerca de

Aula de tecnologia

Entre os 17 e 18 anos, a maioria das pessoas se depara com um dilema: que carreira seguir? Qual curso universitário escolher? Humanas, Biológicas ou Exatas? Ou quem sabe um curso técnico? Afinal, qual caminho seguir? A fase é de transição, saindo da adolescência e entrando na fase adulta, as responsabilidades e decisões a serem tomadas aumentam. A escolha da carreira a ser seguida é decisiva, irá determinar os rumos da sua vida nos próximos anos, uma decisão errada poderá comprometer seu tempo e suas expectativas. Em momentos assim, ter uma orientação vocacional contribui de forma positiva na tomada de decisão dos futuros profissionais. Mas, o que precisa ser feito para que esta escolha seja feita de maneira segura? Como orientar os jovens neste processo tão ímpar da vida? Para responder esta e outras perguntas, preparamos este artigo para você. Continue a leitura e saiba mais! 

Em busca da vocação ainda não conhecida

Existem pessoas que parecem que já nasceram com certas habilidades e predisposições para determinadas áreas. Quando chega o momento decisivo, elas já tem certeza do que vão fazer. Porém, a grande maioria não tem esse privilégio e dúvidas a respeito da carreira profissional são sempre comuns.

A busca por um horizonte profissional pode ser bastante complicada e estressante, principalmente quando não se tem ideia do que fazer. Para encontrar respostas, deve-se levar em conta alguns fatores, como: conhecer a si mesmo, suas próprias habilidades e capacidades, e ainda ter o conhecimento do mercado de trabalho e sobre desenvolvimento da carreira a qual tem interesse. Além disso, é importante ter uma atitude pró-ativa em relação à busca por encontrar a sua área de atuação. Pesquise sobre carreiras que demonstre algum interesse e procure conversar com profissionais que atuem nessas áreas. Testes e orientações vocacionais sempre ajudam bastante quem ainda está em dúvida. Mas, como é uma orientação vocacional? E o Coaching Vocacional? Confira nos próximos tópicos o que é cada uma destas ferramentas. 

Orientação Vocacional

Esse programa funciona como uma poderosa bússola para encontrar o horizonte profissional. A técnica ajuda, antes de tudo, os estudantes a descobrirem quais os seus talentos e interesses. Além disso, essa orientação indica quais são os cursos que mais tem relação com o perfil de cada um. Os processos de orientação vocacional ajudam os estudantes a definirem quais são as carreiras profissionais que mais tem relação com o estilo de vida almejado por eles. Assim, fica mais claro quais carreiras eles poderão seguir no futuro. As principais vantagens da Orientação vocacional são: 

  • Ter a visão de alguém imparcial 

  • Reconhecimento e identificação de habilidades

  • Flexibilidade e confiança para lidar com o processo de escolha

  • Orientação por quem possui experiência no assunto

  • Autoconhecimento

Vale dizer também que o trabalho do orientador vocacional é feito através de testes de Psicologia e também através de entrevistas com os alunos. Todo esse trabalho é feito longe de possíveis influências de familiares e amigos.  

640x420.png

11 99105 2054

Jamile Dertkigil - Coach
logo jamile sem fundo_editado.png
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube ícone social
Fale agora !

desenvolvido pelo studiocoruja.com